Ocupa-te!


No fim de semana estive em casa, um dia fechado em casa, a ouvir as notícias e a analisar as coisas que se passam... no final do dia, algo aconteceu em mim. Eu que estava bastante tranquilo com as precauções que tinha começado a ter... acordo no Domingo cheio de ansiedades, taquicardia e medos galopantes.

Felizmente eu sou psicólogo e percebi facilmente os sinais de ansiedade, dores musculares da tensão, um batimento cardíaco elevado, respiração acelerada... o que não me impediu de começar a pensar que aquela sensação na garganta era virus e começava a sentir sinais da tosse, e que teria os pulmões comprometidos, e que estava já num quadro avançado de infecção... pensamentos obsessivos e em cascata até me pensar a morrer sozinho em casa!

Felizmente tive noção que era um episódio de pânico e parei. Como? Fazendo algo que exigisse a minha atenção plena, e naquele caso foi correr... fui correr (sem tocar em nada, nem falar com ninguém) e ao correr senti imediatamente um alívio dos sintomas.

Pedem-nos para ficar em casa. Mas depois somos bombardeados com mensagens de pânico e terror, mensagens que nos fazem ficar mais tensos, nervosos, egoístas, auto-centrados, e diminuem a saúde mental, a disponibilidade para estar com os nossos filhos, e nós próprios.

Ocupa-te mentalmente... é tão importante como te defenderes do vírus!

Henda d'YemoJah
16 de Março de 2020

Mensagens populares deste blogue

2024-11-28 Semana Temática Faculdade de Psicologia UL: Discriminação, Racismo e Xenofobia

2024-12-31 "Estamos Juntos" @ RTP África

2024-11-21a23 UKABPsi: Homecoming Conference