Conversas Breves: Depressão


Como psicólogo, achas que a depressão pode ser causada por nós, ou pode ser causada pelo comportamento de outros para connosco?

A Depressão pode ser vista como uma reacção… quando um conjunto complexo de eventos pode despoletar pensamentos e emoções que se afundam circularmente em processos de dor e tristeza.

Se procuramos saber se esta é causada por nós próprios ou por outros, não vejo grande utilidade entre uma ou outra situação. Tudo o que nos é “feito” precisa da nossa mediação, não nos vejo como vítimas, mas sim como actores da nossa própria realidade, e é por isso que também a podemos mudar, basta tomar posse do guião.

Mas sim, acho que temos zonas cegas onde podemos ser manipulados... É como se houvesse uma dança entre aquilo que sabes, e aquilo que não sabes (ou te recusas a reconhecer), e no meio do que não sabes ou te recusas a reconhecer em ti está essa zona cega, o teu Cavalo de Troia, o caminho para seres "conquistado".

Por exemplo… se alguém agir de forma a te transmitir que a situação que vivem não tem saída, e que tu és incapaz, se te levarem a pensar que não mereces mais, como por exemplo na violência doméstica… é facil dar por ti agarrado a sentimentos de autodesvalorização, sofrimento interminavel e desamparo.


Então… se tiveres alguém constantemente a te magoar, e tu não te ires embora… mas a certa altura, após tanto tempo já não conseguires mais, e te sentires zangado, a discutir permanentemente e teres vontade de desistir de tudo… isso pode ser consequência do que nos fizeram?

Bem, eu mudava a maneira como estamos a pôr as coisas, porque creio que a questão não é propriamente tentar perceber quem é o culpado, porque não tem necessariamente haver um culpado... e mesmo que haja, que se ganha com isso? Confirmação, sem dúvida!... 
Mas e resolução?


Só estou a tentar compreender! Então em última análise a culpa é minha por não me ter afastado?

Não! O que não conhecemos, fica nas sombras… longe dos nossos olhos, e pode ser usado contra nós. E provavelmente a outra pessoa que age connosco também está a agir pela sua própria ignorância de si própria. Ela não compreende a baixa vibração, a comunicação patológica que usa, ou o estado mental em que se encontra… e muito menos percebe que está a contribuir para meter sal nas nossas feridas.

Compaixão, amor e compreensão são alguns ingredientes chave que precisamos ter para nós próprios. Abrir o coração a nós mesmos. Fazemos o melhor que sabemos. Afinal de contas, andamos ao nosso ritmo.

Se formos rápidos demais, provavelmente vamos tropeçar.

Instagram | website | facebook

Mensagens populares deste blogue

2024-11-28 Semana Temática Faculdade de Psicologia UL: Discriminação, Racismo e Xenofobia

2024-12-31 "Estamos Juntos" @ RTP África

2024-11-21a23 UKABPsi: Homecoming Conference