Estórias Livres

Nelson “Henda” Vieira Lopes | psicólogo, terapeuta familiar e educador multicultural

Lopes, sabes uma coisa ?...


...Desde que te conheço que andas sempre a volta desse tema, dessa complicação toda que tu crias. Porque precisas tanto de pensar nisso e não deixas só as coisas rolarem? Sempre achei que te complicas de mais.
Agradeço profundamente essa demonstração de carinho e luz que me dás.
É frequente eu ouvir "Porque é que pensas tanto!", e acabava por me sentir errado, desadequado,  a fazer as coisas mal,  perdido, inseguro, desvalorizado...
... então tentava ser mais como me diziam: deixar as coisas rolar. Mas sofria. É que sinto dificuldades nisso, como um forçar que não me parece certo, que não me liberta. Sinto-me ainda mais preso, mais pequeno, e nunca, nunca consigo ser como dizem que eu deveria ser.

Então comecei a esconder… a não partilhar, a sondar antes de falar, a não falar sobre o que sentia, pensava, vivia… a manter tudo fechado em mim, porque afinal nem sequer interessava a ninguém! Mas esconder quem sou apenas me trazia mágoa por não ser aceite, tristeza pelo pouco valor que tenho para o mundo, e solidão pela incompreensão.
E sei que todas essas pessoas queriam (e querem) o meu bem, mas eu sentia uma dissonância, porque se por um lado me magoavam dizendo que eu não estou bem, por outro reconhecia o amor que me tinham (e têm)... era confuso para mim, e fazia-me duvidar de mim mesmo.

Eu adoro falar sobre o caminho que faço, sobre os passos que dou, sobre as coisas que vou descobrindo. Talvez não seja bom… mas dá-me tanto! Então cansei-me de lutar, e finalmente aceitei isso em mim.

E descobri coisas... que não estou errado. Apenas penso e sinto as coisas de maneira diferente.
Que Sou de comunicar. O meu valor não vem de os outros concordarem comigo ou não. Não tem que ser uma monoestória, pode e deve ser uma poliestória, ou melhor ainda, uma livreestória!

Que o meu Amor incondicional não é só pelo outro mas que aprendo a começar por mim próprio. E que é preciso ouvir mais do que o que os outros dizem, é preciso ouvir o impacto que as palavras dos outros têm em mim.
Que o meu nome é Henda, e quer dizer Compaixão… as ferramentas que precisamos estão sempre dentro de nós! 
Da mesma maneira que me esforço para ver o melhor nos outros. Devo me esforçar para ver o melhor em mim.


Mas se és firme do que és porque tens q mo dizer? Porque tens de ser A, B ou C? Porquê preocupares tanto em tentares encontrar uma explicação para o que és, ou para o que tenhas ser?
Porque gosto de o partilhar. Simples.
Quando falo e partilho sobre o que sinto, e vivo coisas maravilhosas se criam, que vêm da Vida, da Sopa Original, do Ser… porque cria coisas maravilhosas, não tem que se ser A, B ou C, mas posso escolher ser também D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 1 2 3 4 5 6... 


Oh ! O que causa estranheza é que tenhas tantas vezes de repetir isso! Porque sempre que falas cmg me dizes isso? Se tens tanta certeza q o és?
Não preciso de falar a ti ou a outra pessoa qualquer porque também descobri que isto faz confusão a algumas pessoas, e em algumas até causa alguma ansiedade.
Demorei a perceber que nós pessoas somos panóplias de diferenças. E porque é que temos que ser iguais? Nem Deus é igual para todos!!! 


Ok. Então desculpa me por não ter percebido a importância disso para ti. Tenho muito orgulho da tua força. E é isso! Não deixes que ninguém meta em causa o que pensas! O que és.
Repito… Agradeço profundamente essa demonstração de carinho e luz que me dás.


#crescerfazbem #psicoterapia #luzesombra
LopesonLoop | Instagram Facebook BlogSpot Twitter 

Mensagens populares deste blogue

2024-11-28 Semana Temática Faculdade de Psicologia UL: Discriminação, Racismo e Xenofobia

2024-12-31 "Estamos Juntos" @ RTP África

2024-11-21a23 UKABPsi: Homecoming Conference