Para quê Crescer ?

Nelson “Henda” Vieira Lopes | psicólogo, terapeuta familiar e educador multicultural | mais ideias e pensamentos

Acolho muitas mulheres em terapia que expressam o quanto é difícil para uma mulher ser apreciada numa relação... especialmente se for uma mulher com valores fortes, ideias próprias e sentido de vida muito claro, ou simplesmente uma mulher com trabalho feito sobre si própria.
E perguntam-me “Para quê crescer?!”

Photo by PHUOC LE on Unsplash

Crescer, dizem, é criar "complicações" para si própria. Se por um lado atraem (mas não aceitam) pessoas convencidas e fanfarronas, por outro acolhem (mas assustam) pessoas inseguras e fragilizadas. E perguntam onde andam os homens?
É uma questão que me fica... os homens... que homens? Que masculino se quer para os homens? Que masculino querem as mulheres? Existe? Já existiu? Está para existir?
Será que a masculinidade heteroafetiva tem apenas dois modos… Agressor ou Vítima?
Onde estamos "nós"? Porque sentem as mulheres solidão no sucesso? Porque sentem que o preço por crescer, evoluir e se trabalhar é muitas vezes uma impossibilidade de manter relações gratificantes com o masculino?
Porque será que sentem que seria mais fácil ser uma mulher simples, que não levantasse ondas?
... Para não beliscar o Ego Masculino ?!
Mas será possível ser-se feliz numa vida injusta e desigual? Não será como fingir-se de louca num hospício? Não será isso a verdadeira loucura?

Mensagens populares deste blogue

2024-11-28 Semana Temática Faculdade de Psicologia UL: Discriminação, Racismo e Xenofobia

2024-12-31 "Estamos Juntos" @ RTP África

2024-11-21a23 UKABPsi: Homecoming Conference