A falha é uma virtude...🙃
Nelson “Henda” Vieira Lopes | psicólogo, terapeuta familiar e educador multicultural | mais ideias e pensamentos

O normal é normal, mas o normal é estatístico, é apenas algo que acontece muitas vezes, sim… Mas não diz se algo é correcto, não diz se algo é certo, não diz sequer se algo é moral, apenas que é a zona de maior consenso. Já foi normal achar que era o sol girava à volta da terra, e não o inverso.
A tirania do normal pode nos retrair de seguir o nosso caminho. especialmente se sentirmos que o nosso caminho é diferente e fora do normal… porque o anormal é visto como algo doentio, patológico, depreciativo e a evitar.
Somos tão formatados e educados a não sair muito da norma, do normal, a viver uma vida de normais e usuais… e não tem mal nenhum isso… se for o que realmente queres para ti… mas para isso talvez possas querer primeiro te conhecer, te saber pessoa, te olhar de uma maneira bela e positiva na tua extra-normalidade.
Muitas vezes aquilo que achamos que é falha é apenas uma virtude em desenvolvimento. Antes de “acertar” falhamos muitas vezes.
Lembro de me punir e me chatear comigo mesmo… Afinal de contas seria normal passar tanto tempo a pensar, reflectir, escrever? Como é que podia ser normal analisar tanto às coisas e vogar por entre elas?
Era uma perda de tempo, os amigos e chegados diziam para eu ir jogar à bola como todos os outros meninos faziam (o normal!!!)... E eu próprio comecei a achar que deveria investir o meu tempo a aprender a ter foco, disciplina e propósito, que deveria não me perder em coisas sem utilidade!
Até ao dia em que me apercebi que tinha: um foco bem preciso (descobrir paulatinamente um modelo de vida e de sentir que me acolhesse como sou); muita disciplina (escrevia e reflectia todos os dias); e um grande propósito (pôr todo esse conhecimento ao serviço de mim e dos outros).
A falha é apenas uma virtude em desenvolvimento. Somos repletos de dons maravilhosos, e alguns vêm bem escondidos. Não os esconderemos, e eles brilharão até chegarem à luz da nossa consciência.