O que é YANDA?



Funcionamento

Com espaço situado no centro de Lisboa, mas com forte presença online, o Espaço Yanda tem desenvolvido trabalho ao nível Individual, de Casal, Familiar e Comunitário. Exerce o cargo de diretor técnico o fundador Nelson Vieira Lopes, psicólogo e psicoterapeuta com Pós-Graduação em Terapia Familiar e Comunitária pela APTeFC - Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. Nelson “Henda” Veira Lopes é ainda membro credenciado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 177.




Conceito

Yanda é o nome que em Kimbundu (Língua Tradicional de Angola) é dado aos espíritos do mar e da água, sendo a água um repositório de vida e berço da memória.

A importância da água (e) do mar na história de Portugal e na vivência Africana é incontornável, seja na Saudade ou no Banzo, seja como elemento de união ou divisor, a água está ligada ao sentimento, as emoções e inspira assim o nome deste projecto de promoção da saúde mental.


Enquadramento

O Espaço Yanda surge com a necessidade de sistematizar, treinar e difundir o trabalho desenvolvido ao longo de 20 anos de prática de psicologia clínica e 10 anos de Terapia Familiar que o fundador Nelson “Henda” Vieira Lopes tem vindo a desenvolver em diversas áreas como a Intervenção com Jovens, Professores, Pais e Instituições ao nível da proteção da criança, desenvolvimento de competências, intervenção comunitária, interculturalidade, tanto em contexto clínico (Consulta Individual, Casal e Familiar) como em contexto organizacional (Equipa de Acolhimento Residencial, Equipas de Apoio à Família, Equipa de Centro Comunitário).


Âmbito

YANDA define-se como um espaço de crescimento e desenvolvimento Integral do Ser, através da promoção da Saúde Mental

YANDA procura através do seu trabalho contribuir para o diálogo sobre as questões de cariz social como as relações étnico-raciais, questões de gênero, espiritualidade, idadismo, deficiência, saúde e outras, incluindo na sua leitura diversas contribuições de várias áreas do saber como a antropologia, sociologia, educação, arte, etc.

Assim, YANDA propõe-se a criar ações de promoção da visibilidade e integração dos vários segmentos minoritários da sociedade contemporânea, contribuindo com espaços terapêuticos, mas também através da Intervenção Sistémica, criar lugares e dinâmicas de fala, atividades com a comunidade, grupos de estudo, etc.


Modelo teórico subjacente

YANDA revê-se acima de tudo num modelo de Intervenção Sistémica, principalmente como foi codificado pelo saudoso Professor Pina Prata. Nesta perspectiva e olhar, olhamos o indivíduo como integrado num ecossistema complexo de relações que configuram a sua experiência e vivência.

Enriquecido com visões Humanistas e Transpessoais, e dialogando ecleticamente com diversas outras perspectivas que têm vindo acrescentar o repertório de respostas pretende criar respostas e intervenções de rigor, com sensibilidade multicultural e inspiração arquetípica e tecer assim caminhos de interseccionalidade entre os diversos lugares de fala das múltiplas experiências humanas.


Processos de Mudança e Descrição do Processo Terapêutico

O processo de mudança é produzido dentro ou fora do gabinete, mas sempre dentro da relação terapêutica. Dado o seu pendor Sistémico, pretende-se introduzir informação no sistema, de forma a criar uma morfogénese no sistema. Este novo processo transaccional entre os elementos terá que ser sedimentado e apoiado de modo a criar nova homeostase, aliviando o sofrimento e eliminando a necessidade de existência do sintoma.

O terapeuta recebe, mas também vai ao encontro dos grupos (escola, família, organização, etc.) para dar início/acompanhar os processos de transformação.


Estágios Profissionais

YANDA pretende constituir-se como um local de formação, partilha e investigação dentro dos temas da Saúde Mental Familiar e Comunitária. Pretende ainda ser uma plataforma para alojar e dinamizar diversas iniciativas. Desde divulgação, elaboração de artigos, articulação com parceiros de saúde mental, networking, etc.

Ligado a uma rede de psicólogos em Portugal e no estrangeiro, permite uma experiência rica de troca de conhecimento.


Áreas de Intervenção

Em termos de áreas de Intervenção o Espaço Yanda pretende intervir ao nível da:

  • Saúde Mental (individual, casal, familiar, comunitário e organizacional)

  • Saúde Organizacional

  • Activismo Social

  • Educação e Formação e Percurso de Carreira


Acções e Projectos

  • Consultas de Psicologia e Psicoterapia de Orientação Sistémica

  • Consultas de Psicoterapia Afro Centradas para Africanos e Afro Diaspóricos

  • Consultoria na área de assuntos interculturais e multiculturais

  • Dinamização de Acções de formação nas áreas da Interculturalidade e Multiculturalidade

  • Palestras, Conferências e Elaboração de artigos

  • Investigação nas áreas da Africanidade, Negritude, Relações interraciais, Masculinidade, Relações de género, Cultura, Ancestralidade, entre outras.

  • Orientação de estágios profissionais.

  • Participação de Palestras e Conferências.

  • Serviços de Supervisão Profissional (individual ou grupo).


Locais de Consulta

  • R. Padre Luís Aparício nº11  - 4ºC  -  1150-280 Lisboa
  • Online


Contactos

Telemóvel/Whatsapp: +351 920 061 951

email: yanda.psicologia@gmail.com

website: http:\\yandapsicologia.wixsite.com\home

blog: yandapsicologia@blogspot

instagram: @yanda.psicologia

facebook: @yanda.psicologia


Mensagens populares deste blogue

2024-11-28 Semana Temática Faculdade de Psicologia UL: Discriminação, Racismo e Xenofobia

2024-12-31 "Estamos Juntos" @ RTP África

2024-11-21a23 UKABPsi: Homecoming Conference